Penso, logo digito

Um dos grandes mistérios que até hoje insisto em querer descobrir, é o porquê das pessoas fazerem de um curso da faculdade um estereótipo. Você diz que faz direito e as pessoas te chamam de advogado, agronomia e te chamam de vaqueiro, jornalismo e te chamam de jornalista! Quando digo que vou fazer o curso simplesmente porque acho que irei gostar, e que não PLANEJO virar um jornalista, as pessoas ficam confusas. Gosto de escrever e pretendo ser um escritor, digo a elas. Ae, é claro, me veio a cabeça: Porquê somos chamados de escritores? Afinal, até agora o único motivo de eu ter utilizado um lápis até hoje para escrever algum tipo de texto foi nas redações escolares. Tudo que escrevi até agora foi digitando. E veja só, acabei de dizer “escrevi”. Chega a ser um pouco redundante dizer “Tudo que digitei até agora foi digitando”. Pois qual será o termo mais justo a ser aplicado aqui? Não me leve a mal, eu gosto da palavra escritor e até acho que seria bem satisfatório algum dia ser chamado de escritor. Mas o fato é que é um termo ultrapassado. A tendência da língua portuguesa é evoluir, e creio eu que são poucos os que ainda escrevem a lápis e caneta. Até na maquina de ESCREVER, nós não escrevemos, e sim digitamos. Claro que entendo que a palavra escritor tem dois sentidos, e que não se aplica literalmente a arte de usar um lápis para praticar tal ação, mas cá entre nós, escritor é quem escreve. E eu digito. Se algum dia for entitulado escritor, favor não me chamarem de tal. Muito menos digitador, pois é uma palavra mais feia ainda! Me chamem de pensador, ou talvez de um contador de histórias.

~ por viniciusz em 30/03/2009.

2 Respostas to “Penso, logo digito”

  1. Estereótipos. Jornalismo, jornalista. Direito, advogado. Engenharia Química, fazedor de shampoo?
    Estereótipos que nos matam. [~~

  2. Vinicius,
    vira homem!

Deixe um comentário

 
